fbpx

Experiências 2022

Retiro “Terra, Luz e Cor” - Adiado para 2023

cerâmica, fotografia e plantas

Por Maria João Cravo (Pássaro de Seda)

Formadores convidados:
Pedro Cerqueira (Plate) 
Sofia Manuel (A Tripeirinha)

Entre 12 e 14 de outubro, a meio caminho entre o calor despreocupado do verão e o aconchego das lareiras de inverno, queremos mergulhar contigo num retiro criativo durante o qual a conexão com a natureza, o tempo para ter tempo, o acordar da mente criativa, o despertar dos sentidos serão o mote para prepararmos o coração e o espírito para os dias mais frios do outono que, em breve, chegarão.

 

Cada um de nós terá espaço para se permitir a oportunidade de criação através do barro, sentindo o toque e o cheiro da terra, enquanto concebe a sua peça em cerâmica que, depois de cozida, terá e receberá uma vida nova. 

 

Enquanto o barro seca e coze, teremos tempo para conhecer os princípios básicos da fotografia de produto, como escolher a luz certa e o enquadramento mais bonito para depois podermos fotografar as peças e o seu processo de conceção, aprendendo a destacar os detalhes que mais nos cativam.


Haverá ainda tempo para sabermos pequenos truques de como devemos cuidar das plantas, como fazer o envasamento e fertilização para, no último dia, aplicarmos o procedimento correto, ao transplantarmos uma plantinha para a peça criada nos dias anteriores.

 

Isto tudo, enquanto usufruímos do processo e dos dias de calma em pleno litoral Alentejano, degustando da comida deliciosa preparada pelos chefs da Cucumbi Farm, a quinta que nos vai acolher. A sua localização privilegiada, em comunhão com a Natureza no seu estado mais puro será um excelente contributo para nos possibilitar entrar no “flow” e permitir que esse refúgio de calma da viagem experimentada nestes três dias, seja vivido sobretudo interiormente… o que se irá espelhar nos resultados finais tão diferentes e personalizados, de cada peça criada. 

 

Nestes dias, terás livre acesso aos seguintes espaços: piscina, charca, salão de jogos, Atelier de Cerâmica, restaurante e esplanada, lounge, bar e loja de souvenirs;

O estacionamento é gratuito.

 

Tipologia dos quartos:

. 3 quartos duplos com cama de casal 

. 3 quartos duplos twin (6 pessoas)

 

Número de participantes:
Mínimo –
6 pessoas
Máximo –
12 pessoas

. 40% do valor total deverá ser pago no ato da inscrição - só assim esta ficará efetivamente reservada

. Restantes 60% serão pagos até 12 de setembro

. Inscrições após 12 de setembro deverão ser pagas na totalidade 

Política de Cancelamentos: 

Tal como as condições de pagamento, também a política de cancelamentos se encontra no ponto 7 dos Termos e Condições do nosso site: https://prestashop.passarodeseda.pt//content/3-termos-e-condicoes-de-uso

 


Exclusões

Os valores apresentados não incluem seguro de acidentes pessoais, gratificações, aluguer de carro, bebidas para além das incluídas nos menus, massagens, itens pessoais
e despesas / alojamento de terceiros não participantes no retiro.

O Alojamento

 O Cucumbi Hotel ergue-se na Herdade Serra dos Mendes, no Barrancão, naquilo que é a antiga Cooperativa dos “Cravos Vermelhos”, conta com três apartamentos e quatro suites. Com 118 hectares, a quinta dispõe de um ateliê de cerâmica, salão de jogos, piscina de água salgada, espaços de descanso ao ar livre, sala comum com piano e uma cozinha comum onde se pode tomar o pequeno-almoço ou jantar deliciosos pratos vegetarianos preparados com os produtos produzidos na quinta.

O Cucumbi é um projeto sustentável, em que todas as águas são recicladas e reaproveitadas, os produtos usados são orgânicos e biodegradáveis e a comida é biológica e produzida na quinta. A herdade possui culturas e árvore variadas, estufas, ovil e um aviário que pretende fomentar o repovoamento de quatro raças autóctones de galinhas em vias de extinção.

 

Os formadores

Depois de 21 anos a lecionar Língua Portuguesa, em 2013 Maria João decide abraçar a tempo inteiro a paixão que descobrira em 1999, quando começou as suas aulas de cerâmica. Assim, resolve unir duas artes com que já trabalhava há vários anos: a cerâmica e a bijutaria e cria as suas primeiras coleções. 

Como adora novas experiências e descobrir técnicas diferentes que a estimulem a desenvolver o seu lado criativo, em 2020 cria as primeiras peças onde a combinação inusitada de duas técnicas artísticas ancestrais - a cerâmica e a tapeçaria - dão origem a uma explosão de cor e formas numa só criação.

Em 2017 começou a facilitar workshops de cerâmica e acabou por descobrir que a sua missão passa também por levar a magia da cerâmica ao maior número possível de pessoas, possibilitando-lhes a oportunidade de sentirem como podem auto-descobrir-se através desta arte milenar.

Apaixonado por fotografia desde sempre, Pedro Cerqueira decide formar-se na área, no Porto para nunca mais ter que trabalhar ????. Decide seguir a via de fotografia comercial, trabalhando para marcas como a Lemon Jelly, Kopke, Burmester, Teka entre muitas outras.

Hoje em dia, trabalha regularmente com o Turismo do Centro aliando, desta forma, duas das suas paixões: as viagens e a fotografia.

A paixão pela fotografia é tão grande que decide ensinar os outros um pouco do seu conhecimento. Dá formação de fotografia e de edição há mais de 10 anos.

Em 2017, foi fundador de um dos maiores festivais de fotografia a nível internacional: o Exodus Aveiro Fest.

Mais conhecida por A Tripeirinha, Sofia Manuel é engenheira civil, mas o seu coração pertence às plantas e à sustentabilidade.

Formada em Garden design, Sofia dedica cada vez mais o seu tempo a ensinar tudo o que sabe sobre como cuidar saudavelmente de plantas, a todos quantos se apaixonam pela sua personalidade extrovertida, acessível, metódica e divertida.

O seu trabalho encontra-se disponível gratuitamente no youtube e no Instagram com o mesmo nome (atripeirinha), e pode ser visto mais de perto durante os diversos workshops que já deu um pouco pelo nosso país fora.

Subscribe to the updates!

Subscribe to the updates!

Subscribe to the updates!